segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Girias





As girias estão muito presente no vocabulario dos jovens. "Coé aê a parada mano? vai dar satelite?", ainda bem que nunca ouvi a minha vó falando isso, que na "linguagem" dela significaria: "Querido, o que é isso? vai dar certo?".
Mas ja ouvi "Você vai escangalhar isso, seu menino apresentado" ou "Eu quero que tua mãe chegue pra te ralhar", é meio engraçado, mas eu gosto do 'idioma' que eles falam, pois, alem de ser quase extintos, so dito por vovós e algumas mães, ele é surpreendente porque nos faz comparar com a linguagem de hoje em dia. Evolução, êê. Mas não quer dizer que o jeito de falar dos cabecinhas brancas seja errado ou humilhante. Tenho uma amiga que ri de mim quando deixo escapar alguma palavra que ouvi da minha vó, por exemplo a palavra 'reclame' que agora significa 'comercial' ou intervalo entre os blocos de um programa, aushuashuashasushusa, eu nao acho feio, acho normal essa palavra. xD Muitas pessoas usam (:
As mais usadas hoje em dia são as dos cariocas. Por varios motivos, estão presentes em novelas, filmes e alguns seriados. Mané, vacilão, parada, mó, maluco, filé entre outros. Porém, muitos da 3 idade, ja estão bastante atuais, falando girias e palavroes atuais. Tambem respeito, aliás nao se pode parar no tempo, mas tambem nao precisa deixar de gostar das 'suas coisas'.

Então, eu não acho feio esse modo de falar, tanto o atual quanto o retrô :D

Nenhum comentário:

Coisa psicodélica :3